Critérios de Seleção

 

A análise do pedido de inscrição do candidato será feita pela Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química da UFRGS com mandato vigente à época.
 
Esta inscrição habilita o candidato selecionado que se matricular como ALUNO TEMPO INTEGRAL poderá concorrer à bolsa de estudos até o término do segundo semestre de curso, a partir de seu ingresso no Programa, desde que preencha no momento da implementação todos os requisitos.

Na seleção dos candidatos e no ranqueamento para distribuição das bolsas serão observados os  documentos anexados no sistema de inscrição on-line:

Sistema de Inscrição Institucional UFRGS (Mestrado e Doutorado)
https://www1.ufrgs.br/posgraduacao/processoseletivo/index.php/inscricao/

Atenção! É necessário preencher e anexar no sistema uma das seguintes fichas de inscrição: MESTRADO ou DOUTORADO.


Os seguintes critérios e pontos serão considerados para o MESTRADO, tanto para efeito de seleção para ingresso como de ranqueamento para concessão de bolsas:

  • Critério 1 - Avaliação do Histórico Escolar - peso 50%
  • Critério 2 - Trajetória Acadêmica - peso 20%
  • Critério 3 - Avaliação do Curriculum Vitae : Estágios + Conhecimento de idiomas + Intercâmbios no país e no exterior + Conhecimentos de informática + Tempo de integralização da Graduação - peso 30%

Os seguintes critérios e pontos serão considerados para o DOUTORADO, tanto para efeito de seleção para ingresso como de ranqueamento para concessão de bolsas:

  • Critério 1 - Avaliação do Histórico Escolar - peso 40%
  • Critério 2 - Avaliação do Curriculum Vitae - peso 60%

A ordenação dos candidatos visando à distribuição das bolsas seguirá ainda critérios de limite de bolsas por professor orientador.

O detalhamento da composição de cada nota consta no ANEXO I do Edital do PPGEQ. Leia atentamente o Anexo I para assegurar que anexou todos os documentos necessários no sistema de inscrição. No ANEXO II do Edital constam as orientações gerais relativas aos pedidos de isenção. 

A NOTA DE CORTE, que é a nota mínima para seleção de candidatos, será 6,0 pontos para o Mestrado e de 5,0 pontos para o Doutorado.

Em caso de não preenchimento total das vagas após o primeiro período de matrícula, serão chamados NOVOS SELECIONADOS para o segundo período de matrícula, desde que os mesmos estejam habilitados (nota superior à nota de corte).

No decorrer do primeiro semestre cursado, havendo bolsas disponíveis, o critério para implementação destas bolsas poderá considerar os conceitos parciais obtidos pelos candidatos nas disciplinas obrigatórias em curso no Programa.

A Comissão Coordenadora do PPGEQ reserva-se o direito de resolver os casos omissos e as situações não previstas no presente Edital.