Linhas de Pesquisa

Você pode ver abaixo os links para as linhas de pesquisas do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química da UFRGS e seus respectivos temas de dissertação.
 

 

Engenharia de Sistemas: Projeto, Simulação, Controle e Otimização

Motivados pela competição econômica, pela preservação da natureza e pela diminuição dos riscos com acidentes provocados por substâncias tóxicas e explosivas os processos industriais estão se tornando cada vez mais integrados energeticamente (p.ex., rede de trocadores de calor) e massicamente (p.ex., colunas reativas de destilação). Essa nova filosofia de encarar os processos químicos indica a necessidade de se propor estratégias de controle e otimização que vão além da pura e simples análise de cada elemento de uma complexa unidade industrial. Essa linha de pesquisa tem por objetivo propor soluções para esse novo paradigma de desenvolvimento e controle de unidades industriais.

Saiba mais ...

Fenômenos de Transporte e Operações Unitárias

As Engenharias Química e de Alimentos têm em comum um grande número de Operações Unitárias que representam aplicações específicas dos Fenômenos de Transporte. Em função disso, a Linha de Pesquisa Fenômenos de Transporte e Operações Unitárias engloba duas grandes áreas: os estudos relacionados aos processos químicos e aqueles relacionados aos processos alimentícios.

Nos processos químicos, uma grande fração de energia consumida ocorre na etapa de refino ou de separação. Isto estimula a pesquisa, tanto para o desenvolvimento de novas tecnologias, como também para a melhoria das já existentes, buscando sempre a redução de custo pela minimização de consumo de materiais e de energia, pela adição de valor agregado, pela purificação e redução de resíduos e pela reutilização de insumos.

Saiba mais ...

Cinética Aplicada, Catálise e Reatores Químicos e Biorreatores

A Indústria Petroquímica utiliza largamente Reatores Catalíticos com a finalidade de aumentar a produtividade e a rentabilidade dos Processos. Em conseqüência, tem crescido a pesquisa de novos catalisadores e também a modelagem, simulação e otimização de reatores já instalados. O Laboratório de Reatores, Cinética e Catálise tem atuado nesta área, atendendo demandas específicas de Empresas como, por exemplo, Oxiteno Nordeste S. A., COPESUL e Refinaria Alberto Pasqualine.

Saiba mais ...

Materiais da Indústria Química: Couro

Face à expressiva indústria coureiro brasileira destinada ao mercado interno e à exportação de couros, em diversos estágios de processamento, e de artigos finais manufaturados, principalmente calçados, existe, no Departamento de Engenharia Química da UFRGS, uma longa tradição em estudo e desenvolvimento de tecnologias de processamento de couros.

O grupo que reúne os pesquisadores do Laboratório de Estudos em Couro e Meio Ambiente (LACOURO) é o principal núcleo de pesquisa do Brasil e possui forte reconhecimento em âmbito nacional e internacional.

As pesquisas de mestrado e doutorado são voltadas para os diversos temas relacionados ao estudo da matéria-prima pele e das modificações efetuadas na matriz de colagênio e ao desenvolvimento de tecnologias inovadoras e otimizadas de obtenção de couros, empregando sistemáticas de avaliação e metodologias analíticas especiais e as convencionais.

Saiba mais ...

Materiais da Indústria Química: Polímeros

O Grupo de Tecnologia de Polímeros do Departamento de Engenharia Química da UFRGS tem trabalhado no sentido de desenvolver três áreas principais de pesquisa: Reologia e Processamento de Polímeros, Estudo de Blendas Poliméricas e Reciclagem de Polímeros. A escolha destas três áreas de atuação foi feita em função dos seguintes aspectos:

Saiba mais ...