Prêmios

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química tem recebido prêmios em primeiras colocações de melhor dissertação de mestrado e tese de doutorado do Prêmio Nacional de Pós-Graduação BRASKEM-ABEQ, evidenciando a qualidade dos trabalhos realizados, além de outros prêmios de grande relevância como os listados abaixo.
 

Prêmios em 2010

  • Prêmio Donald P. Eckman Education Award, dado pela ISA the International Society of Automation (outubro, 2010), concedido ao Professor Jorge O. Trierweiler, decorrente de sua enorme contribuição à educação e ao desenvolvimento em ciências, engenharia e tecnologia da instrumentação e sistemas de controle.
  • Prêmio UFRGS - Jovem Pesquisador 2010 na XIX Feira de Iniciação à Inovação e ao Desenvolvimento Tecnológico - FINOVA (outubro, 2010). Trabalho: "Cultivo de microalgas para a biofixação do dióxido de carbono (CO2)". Aluno: Cauã Brum Borges. Orientadores: Professores Marcelo Farenzena e Jorge O. Trierweiler e com a colaboração da mestranda Lara Regina Soccol Gris e do pesquisador Anderson Paim do GIMSCOP (Grupo de Intensificação, Modelagem, Simulação, Controle e Otimização de Processos).

 

Prêmios no Triênio 2007-2009

  • 1º lugar no Desafio Nacional Chemtech/ControlSoft de Controle de Processos (2007). Equipe Vencedora: Guilherme Ramminger e Natália Klafke. Empresa Chemtech. Orientador: Prof. Jorge Otávio Trierweiler
  • Prêmio Petrobras de Tecnologia na categoria Graduação (2007). Aluna: Cristine Alessandra Kayser. Entidade: Petrobrás. Orientador: Prof. Jorge Otávio Trierweiler
  • Prêmio Destaque da Área de Controle e Otimização de Processos no I Congresso de Instrumentação, Controle e Automação da PETROBRAS (I CICAP), Rio de Janeiro, RJ (maio, 2008). Trabalho "Modelagem Dinâmica da Estação de Tratamentos de Despejos Industriais da REFAP usando o simulador EMSO" em co-autoria com Marco A. Muller, Luís Gustavo S. Longhi, Waldir Raupp de Assis, Karem Hamme Pádua, Marcos Antônio Gómez.
  • Prêmio de Excelência Distinção ao Jovem Orador no XVII Congreso Latinoamericano de Químicos y Técnicos del Cuero apoiado pela Union of Leather Technologists and Chemists Societies (IULTCS), concedido pela entidade suíça VESLIC – Association of Swiss Leather Chemists and Technologists no Rio de (outubro, 2008). Autoria de Aline Dettmer, orientada pelos professores Mariliz Gutterres e Nilson R. Marcílio.
  • Prêmio UFRGS - Jovem Pesquisador 2009 no XXI Salão de Iniciação Científica - XVIII Feira de Iniciação Científica - IV Salão UFRGS Jovem (outubro, 2009). Trabalho: "Comparação do desempenho de diferentes catalisadores de ZnO para a degradação fotocatalítica de Rodamina B". Autoria da aluna de graduação MILENA MEYRER DA SILVEIRA em co-autoria com a Engª Juliana da Silveira Espindola, ambas orientadas pela Profª Drª Marla Azário Lansarin.
  • 2º colocado na categoria mestrado do Prêmio Nacional Braskem-ABEQ de Pós-Graduação - 8ª Edição. Trabalho: Avaliação da eficiência de pratos valvulados com downcomer e pratos dualflow em colunas de destilação industriais. Autoria de Tito L. Domingues e orientação da Profa. Talita F. Mendes.

 

Prêmios em triênios anteriores

  • 1° lugar no Prêmio PETROBRAS de Tecnologia de Refino e de Petroquímica 2006. Mestrando: Rafael de Pelegrini Soares. Orientador: Argimiro R. Secchi. Trabalho: "Desenvolvimento de um Simulador Genérico de Processos Dinâmicos"
  • 1º lugar Prêmio BRASKEM-ABEQ 2004. Mestrando: Rafael de Pelegrini Soares. Orientador: Argimiro R. Secchi. Trabalho: "Desenvolvimento de um Simulador Genérico de Processos Dinâmicos"
  • 1º lugar Prêmio BRASKEM-ABEQ 2003. Mestranda: Luciane da Silveira Ferreira. Universidades: Escola de Química / UFRJ em conjunto com o PPGEQ/UFRGS. Orientadores: Maurício B.de Souza Jr (UFRJ), Jorge O. Trierweiler (UFRGS) e Rossana O.M. Folly (UFRJ). Trabalho: "Investigação de um Sistema Fia-Biossensor de Lactose para Monitoração e Controle". Este trabalho mostra que a parceria com outros grupos de pesquisa nacionais e internacionais tem sido bastante positiva para o PPGEQ.
  • 1º lugar Prêmio OPP-ABEQ 2001. Mestrando: Luciano André Farina. Orientadores: Jorge O. Trierweiler e Argimiro R. Secchi. Trabalho: "RPN-Toolbox: uma Ferramenta para o Desenvolvimento de Estruturas de Controle"
  • 1º lugar Prêmio OPP-ABEQ 2000. Doutorando: Luís Gustavo Soares Longhi; Universidades: COPPE / UFRJ em conjunto com o PPGEQ/UFRGS. Orientadores: Enrique Luis Lima (COPPE) e Argimiro R. Secchi (UFRGS). Trabalho: "Contribuição à Teoria de controle robusto não-linear e sua aplicação a processos químicos". Este trabalho também é fruto de intercâmbio do PPGEQ com outros grupos de pesquisa nacionais e internacionais.

 

A parceria com o setor produtivo também tem trazido prêmios para o PPGEQ, como é o caso dos trabalhos:

  • 1° lugar no Prêmio de Melhor Desempenho Gaúcho das Bolsas BITEC 2004 (Bolsas de Iniciação Tecnológica) do IEL/SEBRAE/CNPq. Trabalho: “Implementação de Filtro de Kalman Estendido em uma Série de Reatores CSTR de Polimerização para Estimar Propriedades de Poliestireno Cristal”, onde o aluno Christiano Daniel Wetzel Guerra, orientado por Argimiro R. Secchi.
  • Prêmio Sant Jordi 2003 Al Merito Academico en la Industria Curtidora Mexicana. Trabalho: “Emprego de gas natural en curtumes para suprimento de demandas energéticas a partir do sistema de co-geração”, de Gutterres, M.; Schneider, P.S.; Vielmo, H.A.; Marcílio, N.R.; Danieli, R.; Conceição, recebido em Cancun em 2003.
  • Premiações a produtos desenvolvidos no PPGEQ-UFRGS: RPN-Toolbox, que em 2004 foi vencedor na categoria software do prêmio interno de inovação tecnológica da PETROBRAS. A versão do RPN-ToolBox, que concorreu ao prêmio, foi desenvolvida em parceria com a PETROBRAS e teve sua semente básica a dissertação de mestrado de Luciano André Farina. Sendo, posteriormente, ampliado através da dissertação de mestrado de Marcelo Farenzena, a qual incorporou quantificadores do grau de não-linearidade a ferramenta e, também, através da dissertação de mestrado de Marcelo Escobar foi complementada com ajuste de controladores PID-multivariáveis. Outro produto premiado foi o simulador EMSO, desenvolvido na dissertação de mestrado de Rafael de Pelegrini Soares, com o prêmio PETROBRAS de Tecnologia de Refino e de Petroquímica.